A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Superintendência da Informação e em parceria com o Google, disponibiliza para a comunidade universitária o e-mail acadêmico, que é um mecanismo de e-mail da UFS com formato nome@ufs.br. Ele pode ser acessado pelo portal da UFS ou diretamente pelo site: www.webmail.ufs.br.
A solicitação de e-mail tem como objetivo permitir aos discentes o acesso à plataforma Google For Education, que possui serviços como: Gmail, Drive, Classroom, Hangouts Meet, entre outros.
Segundo o coordenador da Assessoria Técnica (Astec) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Gustavo Torres, a importância desse serviço é total para esse momento de pandemia em que tudo é feito remotamente. “O Google Drive dá espaço ilimitado para salvar arquivos e Google Classroom dá acesso a diversas ferramentas de aulas virtuais e provê videoconferência pelo meet. Há também ferramentas de edição de texto, planilhas, apresentações, entre outras coisas para auxiliar nas atividades que vierem”, diz.
Ele ainda destaca o fato de que se um professor salvar um arquivo no Google Drive da instituição, somente quem tiver essa conta institucional poderá compartilhar esse arquivo.
Porém, o e-mail não é específico para os estudantes. Andrés Menéndez, diretor da Superintendência de Tecnologia de Informação, atenta para a possibilidade de se ter um e-mail institucional vinculado à universidade. “Qualquer aluno com vínculo ativo na UFS pode solicitar o e-mail acadêmico, assim como os técnicos, professores e terceirizados, ou seja toda comunidade acadêmica”, explica ele.
Para os alunos, os requisitos para solicitar o e-mail acadêmico são:
Ser aluno regular: Graduação, Pós-Graduação;
Possuir vínculo ativo na UFS;
Não pode estar com o status Graduando.
Passo a passo de como solicitar:
A opção de e-mail acadêmico será encontrada no menu superior do Portal do Discente, dentro de “Outros”. Na sequência clique em “Solicitar o e-mail acadêmico”.
No próximo passo o aluno deve ler atentamente os termos de uso e responsabilidade e clicar em “Aceitar”.
Obs: Caso o aluno descumpra alguma das obrigações que se encontram no termo, a UFS poderá desencadear um processo administrativo e ação indenizatória.
Após aceitar o termo de uso, o aluno estará apto para realizar a solicitação do e-mail acadêmico. Neste momento, você poderá verificar que o seu e-mail acadêmico será sempre logindosigaa@academico.ufs.br.
Para ter um e-mail diferente do atual login do sigaa, é necessário modificar o seu login. Porém, só é possível realizar essa alteração nos casos em que o login seja inviável para digitação ou numérico.
O usuário será notificado quando o e-mail for criado. A notificação será recebida no seu e-mail não institucional.
Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail redes@ufs.br ou pelo telefone (79) 3194-6724.